Tuesday, April 28, 2009

Entendendo Nossa Sala de Aula

É inegável a importância do aprendizado do inglês para nossos filhos. No entanto, pensamos no futuro e nossos teens estão no presente, curtem o presente, e o longo prazo para eles é bem curto.

Rebeca photo


Em nossa sala de Juvenil 7, interagimos em inglês, pensamos em inglês. Mas, indo um pouco mais além, como educadora de nativos digitais que terão empregos no futuro que talvez ainda nem tenham sido criados, os desafios vão muito além do aprendizado/ensino de inglês. Como professora de inglês, vejo que por meio do uso da tecnologia em sala de aula, posso mostrar outras possibilidades para os alunos, inserí-los na sala do século XXI com algumas pitadas de letramento digital. Percebo que os adolescentes usam a tecnologia de maneira bem intuitiva como se já nascessem com um chip embutido, mas estão muito voltados para a parte social, conversa com os amigos. No entanto, eles se esquecem ou mesmo desconhecem o grande potencial da Net para o aprendizado.

Neste sentido, criamos um grupo online http://juvenile.ning.com para que várias turmas do Juvenil 7 estivessem conectadas lá, proponho atividades pedagógicas lá, converso com os alunos, mando mensagens, compartilhamos fotos, vídeos, eles me mandam redações e alguns até escrevem no blog deles. Tudo isto é um processo, mas já percebo como aqueles que têm usado destas ferramentas tecnológicas têm elaborado mais seu pensamento e escrita. Em breve, postarei exemplos aqui dos trabalhos escritos dos alunos e fotos da nossa turma.

Agora estamos trabalhando em um projeto de um livro digital para mostrarmos para adolescentes Italianos e Argentinos. O tema é o Brasil. E meu objetivo pedagógico é explorar o vocabulário e estrutura gramatical que os alunos aprendem, fazer com que eles pensem em inglês e tenham exposição à língua mesmo fora da sala de aula, e, principalmente, mostrar que o inglês pode ser útil agora, não no futuro. Eles podem se comunicar com alunos no mundo utilizando uma língua comum que dará a chance a eles de aprenderem mais sobre diferenças culturais e semelhanças entre os povos. É um trabalho em progresso. Incentive seu filho a contribuir para enriquecer nosso livro e ele ter um resultado concreto de sua evolução no aprendizado do Inglês.

Mixbook - Create Beautiful Photo Books and Scrapbooks! | View Sample Photo Books | Create your own Photo Book


____________________________________

Nota Importante:

No dia 7 de maio, na próxima quinta-feira, teremos nosso segundo teste escrito.

Escreverei mais sobre a prova no próximo post.

____________________________________

Por favor, faça deste espaço o nosso meio de comunicação. Dê sugestões, pergunte, comente.

Obrigada pela atenção,

Carla

No comments:

Post a Comment

Use esta área de comentário para agregar valor ao nosso trabalho em sala de aula, para questionar e ficar informado.